sexta-feira, 18 de junho de 2010

Em ritmo de Copa!


A morte súbita no esporte é algo que ganha espaço considerável na mídia quando ocorre com atletas profissionais.

Atletas profissionais, teoricamente, símbolo de saúde.

Teoricamente, afinal, os craques que nos fazem questionar se são crack ou cocaína, deixam claro quanto a teoria pode se distanciar da prática em determinados casos.

A morte súbita relacionada ao exercício e ao esporte (MSEE) é um evento raro, e, normalmente previsível. Diversas são as causas que podem culminar nele, e, distinguem-se basicamente em dois grupos: aquelas que acomentem indivíduos abaixo dos 35 anos, e aquelas que ocorrem acima desta faixa etária.

A diretriz da Sociedade Brasileira de Medicina do Esporte sobre MSEE frisa a importância de exames clínico e complementares prévia a participação de indivíduos envolvidos em prática de exercícios. Isso se justifica pois, como já exposto anteriormente, a maioria dos casos deste evento fulminante ocorre por razões detectáveis e, consequentemente, previníveis.
Além disso a SBME agrega importância a existência de uma boa infra estrutura do ponto de vista médico nos locais de treinamento e competição para um pronto atendimento em situações emergenciais.

O sedentarismo traz prejuízos a saúde por diversas razões, e isso é tão dito hoje em dia que já se tornou senso comum. Por isso, muitos são aqueles que acreditam estar investindo na vida longa (ou ao menos estão diminuindo sua crise de consciência) com aquela pelada no final de semana. MAS, eu advirto agora: A prática de exercícios extenuantes eventuais pode ser extremamente prejudicial a saúde!

O corpo dos chamados "atletas de fim de semana" não está preparado para realizar uma determinada intensidade de trabalho. Assim, o exercício se torna um gatilho de um evento cardíaco, que pode, inclusive, ser a morte súbita.

Além disso, os benefícios a saúde não são alcançados para aqueles cuja prática de exercícios não é regular. Não dar sequência ao trabalho iniciado não melhora a condição física.

Como fugir do sedentarismo?

Bom, para os indivíduos que gostam de se exercitar, a resposta é simples: Procure a atividade mais prazerosa, e faça dela um hábito!
Mas, para aqueles que não gostam de fazer exercícios e se armam de desculpas para evitá-los, fica aqui a dica:
Pequenas atitudes podem transformam qualquer um em alguém mais saudável. Optar pela escada em vez de utilizar o elevador, estacionar o carro um pouco mais distante e caminhar, dispensar o controle remoto são algumas possibilidades.

A caminhada é o exercício físico mais recomendado pelos médicos. Sua prática ideal é de no mínimo 30 minutos cinco vezes por semana. Diferentemente da corrida, este esporte não costuma sobrecarregar os joelhos, já que o impacto é reduzido. Inicie com 5 minutos, e vá aumentando conforme sua disposição. Ninguém sai do zero e vai para 100 de um dia para o outro.

É importante manter uma ingesta de água antes, durante e após os exercícios.

Aqueles que pretendem deixar o sedentarismo de lado devem consultar um médico antes do início da prática, para que ele possa avaliar as possibilidades individuais, auxiliando na escolha da atividade mais adequada, e, reduzindo a possibilidade de eventos fulminantes.

Aproveitem a Copa do Mundo, inspirem-se! Não deixem a pelada do final de semana de lado, mas, agreguem a ela caminhadas diárias! Ou, outra atividade prazerosa! O importante é se mexer!

Aqueles que não tem a intenção de modificar o estilo de vida, pretendem continuar como atletas de final de semana, sugiro o futebol de botão ou o totó no lugar da pelada! =D

Nenhum comentário:

Postar um comentário