quinta-feira, 25 de março de 2010

Ainda o sal




Da Wikipédia:

Pedra do Sal é um monumento histórico e religioso da cidade do Rio de Janeiro, localizado no bairro da Saúde, perto do Largo da Prainha, Rio de Janeiro, Brasil.

É onde se encontra a Comunidade Remanescentes de Quilombos da Pedra do Sal. Tombado em 20 de novembro de 1984, pelo INEPAC - Instituto Estadual do Patrimônio Cultural.

É um local de especial importância para a cultura negra carioca e para os amantes do samba e do choro. Pode ser considerada como o núcleo simbólico da região chamada de Pequena África, que era repleta de zungus, casas coletivas ocupadas por negros escravos e forros.

Na Pedra do Sal, que fica a 100 metros do Largo da Prainha, reuniam-se grandes sambistas do passado, como Donga, João da Baiana, Pixinguinha e Heitor dos Prazeres.

Partindo de sua base, no Largo do João da Baiana, e subindo por degraus escavados na pedra, pode-se subir para o Morro da Conceição.


Do site: http://www.samba-choro.com.br/casas/491:

A Pedra é aquele lugar histórico e agradabilíssimo aos pés do Morro da Conceição, na Gamboa. O samba é comandado pelo grupo Batuque na Cozinha, liderado pelo percussionista e gente-boa André Pressão. O espaço é democrático, sempre chegam músicos e compositores para tocar e cantar. O som é acústico. Bacana que eles abrem espaço para as pessoas cantarem músicas de sua própria autoria.

O samba começa às 18 horas, mas a partir das 16 horas já é servido um PF no Bodega do Sal, boteco ao lado da roda. Pode ser carne assada com macarrão, rabada... Depende do dia. O boteco é daqueles da antiga, com mesas de madeira escura e cervejas de garrafa.

A música costumava acabar às 22 horas, mas está tudo tão animado e gostoso que pode ir até as 23h.

Como chegar: fácil. Não tem o Largo São Francisco da Prainha, onde tem a roda dos Escravos da Mauá? Então, pegue a rua à esquerda do Largo (rua, não o beco), siga em frente e vire à esquerda.

Se chover o samba rola, porque agora eles têm um toldo.

Ei, estreou às quartas no mesmo local uma outra roda, focada em sambas inéditos e comandada por compositores como Raul Dicaprio, Anderson Baiaco e Wantuir.

A foto é do site: http://riodejaneiroadezembro.files.wordpress.com/2009/12/morro-da-conceicao.jpg

Nenhum comentário:

Postar um comentário