quinta-feira, 25 de março de 2010

NaCl

http://www.youtube.com/watch?v=4GvCqwOT_-g

CELEUMA - Djavan

Não me deixe sem me ouvir falar
Não me faça um troço desse
Depois não adianta mãe pra ajudar
É bronca pra ninguém resolver

Sem você seria pobre e infeliz
E essa tal eu mal conheço
Pois nem que eu estivesse fora de mim
Jamais iria com essa aí

Por um nada você paga
E quem acaba no sal sou eu
Sai comprando sem olhar
O que essa gente quer vender

Encrencado, acusado
Por uma falta que não condiz
Eu prefiro morrer
A dar ouvido a celeuma e lhe perder

Não me deixe sem me ouvir falar
Não me faça um troço desse
Depois não adianta mãe pra ajudar
É bronca pra ninguém resolver



Gosto mais da versão da Mart'nália.

A expressão "estar no sal" já é utilizada aqui no Brasil há alguns anos. Ela significa que a pessoa se deu, ou se dará, mal. Não sei sua origem, e acredito que não tenha absolutamente nada a ver com o tema que abordarei brevemente agora.

Ano passado fui ao congresso brasileiro de Hipertensão Arterial, em Florianópolis. Foi bacana, mas confesso, gostei mais da ilha do que do congresso propriamente dito. Mas, não estou aqui para contar as belezas de Floripa.

Todo mundo sabe que o sal "faz mal" para a pressão. Basta as pessoas verem alguém passar mal na rua para que venham umas cinco com um punhado de sal na mão para o enfermo (atitude irresponsável, diga-se de passagem, visto que o indíviduo pode ser também um hipertenso sentindo-se mal em decorrência de uma pressão extremamante elevada que o uso do sal não vai trazer benefício algum, pelo contrário.).

Neste congresso eu aprendi algumas coisas sobre o sal que gostaria de compartilhar. A primeira delas é que o efeito do sal na pressão é acumulativo, a longo prazo, logo, aqueles que, como eu NO PASSADO, usam e abusam do cloreto de sódio nos alimentos, respaldados por uma pressão baixa, estão se prejudicando.
Mas o que eu achei mais importante foi que o médico palestrante disse que a baixa ingesta de sódio é o melhor remédio para a hipertensão arterial, e qualquer redução dele é benéfica! Num mundo no qual a HAS (hipertensão arterial sistêmica) é uma das doenças mais comuns, que está entre as maiores responsáveis pelas causas de óbito, é importante saber que uma medida simples como reduzir o sal da alimentação pode nos ajudar. E muito.

Uma dieta muito rica em sódio inibe a bomba de sódio e potássio e gera muitos radicais livres, em contra partida, uma dieta muito pobre em sal aumenta a angiotensina II e também aumenta os radicais livres... Isso nos permite concluir que, como em tudo na vida, qualquer extremo é ruim. Muita ingesta de sal: BAD! Muito pouca ingesta de sal: also bad!

Eu era uma "salólatra", amava sal, comia até puro. Hoje como até salada sem sal algum, e, honestamente, não sinto a menor falta. Isso é hábito de vida, costume, e como tal, basta vontade para mudar e criar um hábito novo.

É importante lembrar que alimentos light costumam ter grande quantidade de sódio, por isso os hipertensos devem evitá-los. Já os não hipertensos que fazem uso moderado de sal, não se prejudicam desse fato.

Por um nada você paga e quem acaba no sal sou eu... Ele deve estar cheio de radicais livres =P piadinha infame!

Nenhum comentário:

Postar um comentário