quarta-feira, 24 de março de 2010

PAPA! Nicolau - TODAS as mulheres devem, anualmente, fazer uma consulta ginecológica.


O HPV é um vírus capaz de provocar lesões em pele ou mucosa, sua transmissão se dá pelo contato direto com a pele infectada.
Os HPVs sexuais são transmitidos no ato sexual desprotegido e podem causar lesões no pênis, vagina, colo do útero ou no ânus.

É a infecção sexualmente transmitida mais comum do trato genital feminino, é endêmica entre os indivíduos sexualmente ativos. Estudos afirmam que 50 a 80% das mulheres que tem vida sexual serão infectadas por um ou mais tipos de HPV em algum momento das suas vidas.

Quando ocorre a infecção pelo HPV ela pode se apresentar de três formas:

1 - Clínica -> é a presença dos condilomas ("verruguinhas"), geralmente localizadas nos pequenos lábios e intróito vaginal. Raramente se localizam no colo uterino.
2 - Subclínica -> seria o equivalente a lesão microscópica, que não é percebida a olho nu. Ou seja, não existem sinais nem sintomas.
3 - Latente -> O vírus está ali mas não causou nenhuma alteração nas células.

OK, e qual é a importância disso?

A importância disso é que hoje se sabe que o HPV é o responsável 99% dos casos de câncer de colo uterino, uma das neoplasias mais frequentes entre as mulheres. Existem mais de 200 tipos distintos de HPV, os tipos 16 e 18 são os maiores responsáveis pelos cânceres, e os tipos 6 e 11 são os mais ligados ao surgimento dos condilomas.

O chamado "papanicolau" (a.k.a. "preventivo", "exame citológico", "colpocitopatologia oncótica"), é um grande aliado das moças na prevenção do câncer de colo do útero.
Neste exame o médico colhe com uma espátula e uma escovinha uma amostra do colo do útero, esta coleta não dói. A amostra é enviada para um laboratório que vai analisá-la. Nesta análise o vírus não será detectado, porém a alteração que ele causa nas células sim. (além disso o papanicolau também pode detectar outras infecções do trato reprodutor feminimo).

O papanicolau é a forma mais importante de rastreamento do câncer de colo. Na apresentação subclínica da infecção não existem sinais nem sintomas, então o jeito de saber o que está acontecendo é o papanicolau, que vai permitir que se conheça precocemente alterações que possam existir nas células. É importante dizer que o exame não vê o vírus, detecta apenas as modificações que ele pode fazer nos tecidos.

Esta detecção precoce da alteração das células que o vírus faz é muito importante por duas razões:
A primeira é que apesar deste vírus manter relação íntima com o câncer, apenas uma minoria das mulheres irá desenvolver esta forma da doença. Que bom! A grande maioria irá ter alterações celulares brandas que se resolverão sozinhas ao decorrer dos 2, 3 anos que sucederem. O acompanhamento médico de 6 em 6 meses neste período é fundamental para ter certeza de que a evolução está indo para um bom caminho, ou mesmo para avaliar a necessidade de algum tratamento.
A segunda razão é que este câncer tem um crescimento lento, demora uns 8, 10, 15 anos para aparecer, então, quando se faz um controle anual do colo do útero, ainda que a paciente desenvolva o câncer, ele pode ser tratado numa fase inicial, evitando piores consequências.

Todas as mulheres sexualmente ativas devem ter uma consulta ANUAL com seu ginecologista. Além de realizar o exame do Papa Nicolau, ele poderá tirar suas dúvidas e te auxiliar sobre gestação (ou como evitá-la), outras doenças sexualmente transmissíveis, avaliar suas mamas, analisar seu ciclo menstrual, e diversas outras coisas relacionadas a saúde da mulher.

Este exame pode ser feito gratuitamente em qualquer Unidade Básica de Saúde do SUS e também em todas as Faculdades de Medicina do Brasil. Procure por um Serviço de Saúde da Mulher.

Para saber onde fazer o exame visite o site: www.aids.gov.br. Basta clicar em "diagnóstico", "outras DST", "como saber se tenho"; procure o estado e clique em "pesquisar". O usuário encontrará uma lista com a localização dos postos de saúde especializados no tratamento de DST.

Você também pode ter acesso a informações pelo número do Disque Saúde (0800 61 1997). A ligação é gratuita.

A camisinha é uma importante aliada quando se quer evitar a infecção, não só pelo HPV, mas também por outras doenças, inclusive a AIDS que, até o momento, não tem cura.

Mais informações?
http://www.inca.gov.br/conteudo_view.asp?id=327
http://portal.saude.gov.br/portal/saude/visualizar_texto.cfm?idtxt=22444
http://www.febrasgo.org.br/?op=paginas&tipo=pagina&secao=7&pagina=10

FONTES: MS, INCA, experiências vividas por mim com ginecologistas da FAB.

Um comentário:

  1. porque meu medicou mandou me chamar urgente porque deu auteracao no meu papanicolau

    ResponderExcluir