quarta-feira, 31 de março de 2010

É de chocolate!


Por de trás do arco-íris além do horizonte
Há um mundo encantado feito pra você
Onde o sonho colorido mora atrás do monte
Quero te levar comigo quando amanhecer
Vou te mostrar que é de chocolate
De chocolate o amor é feito
De chocolate choc choc chocolate bate o meu coração
Choc choc choc choc choc choc chocolate
Choc choc choc choc choc é de chocolate
E numa casinha de biscoito e de sorvete
Você vai me esperar a cada anoitecer
Brigadeiro, rocambole e doce de leite
É só você tomar cuidado pra não derreter
Vou te mostrar que é de chocolate
De chocolate o amor é feito
De chocolate choc choc chocolate bate o meu coração
Choc choc choc choc choc choc chocolate
Choc choc choc choc choc é de chocolate
La la la la...

Duvido muito que na época da composição desta música a Xuxa (?) soubesse dos benefícios das substâncias fenólicas (contidos no chocolate amargo) ao coração, mas, ela acertou. De chocolate, choco, choco, chocolate (também) bate o nosso coração! Em clima de Páscoa, vamos lá!

Os flavonóides do chocolate são a epicatequina e o ácido gálico, que são antioxidantes. Uma substância antioxidante é aquela que combate os radicais livres, como por exemplo as vitaminas A, C e E.

Os radicais livres, como o nome diz, são livres, estando disponíveis para reações químicas que podem ser a causa ou agravadores de condições como envelhecimento das céluas, Mal de Alzheimer (e outras demências), câncer, diabetes, tensão pré menstrual, endometriose, catarata, ateroesclerose, HAS, depressão, e a lista continua...

Os flavonóides contidos nas versões escuras do chocolate diminuem a chance de coagulação do sangue, principal causa de derrames e ataques do coração.

Outro poderoso antioxidante é o polifenol, encontrado em abundância no chocolate amargo. Esse composto mostrou-se eficaz no combate à hipertensão, um dos principais fatores de risco para as doenças cardiovasculares

Um estudo publicado no Journal of the American Medical Association, feito por pesquisadores da Universidade de Colônia, na Alemanha, atestou que duas barras pequenas de chocolate amargo por dia podem baixar a pressão arterial de pessoas portadoras de H.A.S, diminuindo a chance de suas complicações.
O estudo foi feito da seguinte forma: Pacientes com idades entre 55 e 64 anos que não recebiam tratamento medicamentoso para a pressão foram acompanhados por duas semanas pelos médicos. Terminado o período foi registrada uma queda de cinco pontos na pressão sistólica (a maior) e de quase dois pontos na diastólica! Viva o chocolate!

Outro estudo, publicado pela revista Nature e feito por pesquisadores da Universidade de Glasgow e do Instituto de Pesquisa em Alimentos e Nutrição da Itália, concluiu que o consumo de chocolate amargo por homens e mulheres saudáveis com idades entre 25 e 35 anos aumentou em até 20% a quantidade de substâncias antioxidantes circulantes no corpo, previnindo, portanto, danos as artérias coronárias! Viva o chocolate!

Fernanda A. Pimentel desenvolveu um estudo comparativo entre um chocolate desenvolvido, não comercial (com 71% de cacau, cujo liqueur de cacau era extremamente rico em polifenóis e flavonóides), com chocolates comerciais meio amargos contendo 50%, 70%, 72%, 86% e 99% de cacau, e chocolates comerciais branco, ao leite e meio amargo. O chocolate especialmente desenvolvido para o estudo demonstrou menor quantidade de polifenóis em relação as amostras comerciais de chocolate amargo, porém, similar quantidade de flavonóides. Quando comparado aos chocolates branco, ao leite e meio amargo, ele mostrou superioridades significativas tanto nos teores de polifenóis quanto nos de flavonóides. Isso por que essas substâncias que são nossas aliadas para uma vida saudável estão presentes no cacau, logo, quanto maior a quantidade dessa fruta, maior a quantidade dos flavonóides. Chocolates ao leite, branco e o meio amargo convencional tem pouco cacau.

Esses flavonóides do chocolate amargo são também encontrados na casca da uva vermelha!

Ou seja, o chocolate amargo faz bem pela mesma razão que o vinho tinto.

As notícias são animadoras, mas, atenção: Moderação é importante! Chocolate (mesmo o amargo) é rico em açúcar e gorduras, e por isso contribuem para aumento do peso e dos níveis de colesterol!

Uma boa forma de consumir essa deliciosa iguaria é derretê-la e comer com frutas. Ou na forma de fondue, ou colocar na geladeira para fazer uma capinha dura ao redor. Dessa forma, além de ficar uma delícia (ai, morangos com chocolate...), diminui-se a quantidade de chocolate ingerida sem sofrimento.


Chocolate! Chocolate! Chocolate!
Eu só quero chocolate
Só quero chocolate
Não adianta vir com guaraná
Prá mim é chocolate
O que eu quero beber...(2x)

Não quero chá
Não quero café
Não quero coca-cola
Me liguei no chocolate
Só quero chocolate
Não adianta vir com guaraná
Prá mim é chocolate
Que eu quero beber...

Chocolate! Chocolate! Chocolate!

Chocolate! Chocolate! Chocolate!
Eu só quero chocolate
Só quero chocolate
Não adianta vir com guaraná
Prá mim é chocolate
O que eu quero beber...(2x)

Não quero chá
Não quero café
Não quero coca-cola
Me liguei no chocolate
Eu me liguei!
Só quero chocolate
Não adianta vir com guaraná
Prá mim é chocolate
O que eu quero beber...

Chocolate! Chocolate! Chocolate!

-O Senhor aceita um cafezinho?
-Não! Eu quero chocolate!

- Que seja com alto teor de cacau, Tim!

Nenhum comentário:

Postar um comentário