quarta-feira, 24 de março de 2010

Primeiro Post!

COMUNICAÇÃO:

1 - ato ou efeito de comunicar(-se); ação de transmitir uma mensagem e, eventualmente, receber outra mensagem como resposta
2 - Intercambio de mensagem através de um canal e mediante a um código comum ao emissor e ao receptor.
3 - Do latim communicatione, comunicação remete a um repartir comum de informação. Sua noção está permeada de sentidos e abordagens, que variam segundo os contextos social, histórico e econômico. A Escola de Palo Alto, de 1942, dá um salto ao considerar novos níveis de complexidade e contextos múltiplos.
4 -
complexo de interações em vários níveis (do interpessoal ao social que viabiliza a expressão em vários processos e níveis de troca simbólica de sistemas significativos, de veiculação ideológica dentro do universo cultural
5 -
Comunicar é comunicar-se em torno do significado significante. Desta forma, não há sujeitos passivos
6 -
Comunicação não é só transmissão de mensagem, mas relacionamentos entre interlocutores mediatizados pelas tecnologias de inteligência, da informação e da comunicação, num contexto dinâmico que provoca a cada momento redes de conexões transformando a mensagem e construindo novas mensagens.

SAÚDE:

1 -
Entende-se por saúde o estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não apenas a ausência de doença ou enfermidade.
2 - Estado de integridade e equilíbrio físico e psíquico, que permite o normal funcionamento do organismo humano.
3 - A HARMONIA do homem com a natureza, a HARMONIA entre os diversos componentes do organismo entre si e com o meio ambiente.
4 -
Estado de equilíbrio dinâmico entre o organismo e seu ambiente, o qual mantém as características estruturais e funcionais do organismo dentro dos limites normais para a forma particular de vida (raça, gênero, espécie) e para a fase particular de seu ciclo vital.
5 - procede do latim sanitas, referindo-se à integridade anátomo-funcional dos organismos vivos (sanidade).

Pode parecer que começo mal, definindo palavras complexas que podem assumir tantos significados distintos. Como já disse Oscar Wilde "Definir é limitar". Mas a intenção é atentar aqueles que por ventura não tenham percebido para o fato de que esses dois signos, que todos nós diariamente utilizamos diversas vezes, são menos simples do que parecem. É claro que todos SABEM disso, usam essas palavras em diferentes situações querendo dizer coisas igualmente distintas, mas acredito que nem todos já tenham percebido que tem esse conhecimento.

No início de algo é sempre interessante se questionar a sua intenção com aquilo. Não que isso seja algo estático, bem como nós, nossas intenções são dinâmicas, mas a clareza do que queremos em momento específico facilita sua execução. Minha intenção ao criar esse blog é falar de saúde de uma forma bem informal e nada restrita. Pretendo aqui divulgar informações e recomendações veiculadas pelas sociedades brasileiras das especialidades médicas, MS e OMS, que sejam úteis para a população em geral, sobre cuidados com o corpo e com a mente, no intuito de promover saúde (no seu sentido mais amplo possível), que permitam geração de reflexões minhas e dos leitores (será que haverá leitores?) possibilitando trocas.

A prevenção em saúde é a ferramenta mais inteligente, econômica e avançada a favor dos seres humanos.

É melhor prevenir do que remediar! =D


Um comentário: